Dicas de fotografia para aplicar no dia a dia com celular

Dicas de fotografia para aplicar no dia a dia com celular

Escrito em 26/04/2019

Estamos no século que produzimos mais imagens por segundo! Nunca foi tão barato e rápido fazer um autorretrato e selfies. Mas toda essa rapidez do mundo moderno e imediatismo está nos deixando algumas questões em aberto sobre a fotografia digital!

E uma das questões é: Você tem um conhecimento básico de fotografia?

Parece maluquice essa pergunta? Mas não é! E vou te falar porque!

Com o avanço da tecnologia, as câmeras fotográficas ficaram mais práticas de serem utilizadas e mais populares. Por outro lado, você tem redes sociais que demandam uma quantidade enorme de fotos profissionais ou privadas. O mix dessas duas ações são milhares de fotos por segundo sendo feitas a todo instante.

Deste mar de fotógrafos amadores, destacarei a fotografia privada, ou seja, a fotografia do dia a dia das famílias.
Sabe aquelas fotos feitas com câmeras fotográficas do celular em casa?
São fotos de momentos incríveis e únicos que pais, por exemplo, podem fazer ao registrar o banho do bebê, o pai dormindo junto com filho, etc.

Quando recebo essas fotos para preparar as retrospectivas começo a pensar, como ficaria lindo este momento se tivéssemos um enquadramento na horizontal (esteticamente falando).
Algumas vezes atrevo-me a explicar a um vô, ou uma tia, durante uma festa infantil a ficar mais próximo da criança, ou mesmo, abaixar um pouquinho para ter um enquadramento bacana! E percebo que eles ficam gratos por ter dado a dica.

Conhecer o básico para realizar uma fotografia com seu celular não é um bicho de 7 cabeças. Deixarei duas dicas que uso quando estou fazendo as fotos da minha filha em casa com celular.

Dicas:

  •  Sempre quando vou apontar o celular para a minha filha para fazer uma fotografia, observo se o local não está poluído de informações (bagunças de casa). Se necessário mudo a minha perspectiva para fotografá-la e assim amenizar a bagunça!
     
  • Procuro aproveitar a luz natural vinda da janela a meu favor. Evito fazer foto na contraluz.

Essas dicas não são verdades absolutas e nem são regras a serem seguidas a ferro e fogo! Mas ajudará você a melhorar suas fotos!

Queremos que sua família tenha lindas recordações fotográficas!



Sou Leila Leão, esposa de fotografo e mãe de uma menina de 7 anos. Amo meu jardim e gosto de empreender. Eu trabalho no estúdio fotográfico Leão Studio produzindo retratos de família.

Clique aqui e veja o perfil do Leão Studio.