Por que você deve fotografar o crescimento dos seus filhos

Por que você deve fotografar o crescimento dos seus filhos

Escrito em 19/02/2019


Convido você que começou a ler este artigo a viajar no Tempo...pegue uma fotografia sua de criança e olhe para ela e tente se lembrar o que estava acontecendo naquele momento?

 

Essa tarefa não é nada fácil, mas com uma ajuda de irmãos, tias ou dos seus pais, você construirá a história daquele momento da sua infância.

 

Eu fiz essa experiência com uma fotografia minha de infância tirada em 1986, em São Paulo. Na época, a foto tinha eu, minhas irmãs Andrea e Lilian com idades de 5 anos, 7 e 8 meses, respectivamente.

 

Lembro da forma como o fotógrafo realizou a direção fotográfica, um senhor oriental com um sorriso carinhoso e engraçado. Ele apertava os olhos sorria e falava: “Olha o passarinho! ”  E aquilo era muito engraçado.

 

Eu e minha irmã tentávamos segurar a risada para fazer um sorriso leve! Mas não teve jeito, na segunda tentativa abrimos o bocão rindo. Foram feitas duas fotos, uma séria e outra com um “sorriso de janelinha” da minha irmã. Acho que era por isso que ela não queria sorrir. Observando a foto é possível perceber a moda da época (risos). Eu estava com meias e sandálias. Lindo!

 

Fazer essa viagem a uma simples fotografia é apaixonante para mim! E pensando nisso, pego o meu celular e fotografo minha filha Mariana, de 7 anos de idade enquanto brinca.

 

As vezes fotografo-a sem ela perceber! Sei que desta forma ela poderá ter alguns registros da sua infância. Algumas destas fotos eu amplio e coloco em álbum. Mas tenho muitas outras em formato digital que muitas vezes só veja quando tenho que fazer aquela famosa retrospectiva de aniversário.

 

Faço esses retratos da minha filha, consciente de estar preparando seu passaporte para "volta ao tempo" quando estiver vivendo o futuro.

 

E você o que tem feito para cuidar da história da sua família e filhos!?

 

Foto: Mariana com 7 meses, coçando os dentinhos e rindo das palhaçadas da mamãe. #tudoporumsorriso


Sou Leila Leão, esposa de fotografo e mãe de uma menina de 7 anos. Amo meu jardim e gosto de empreender. Eu trabalho no estúdio fotográfico Leão Studio produzindo retratos de família.

Clique aqui e veja o perfil do Leão Studio.