Introdução à Aromaterapia para Bebês

Introdução à Aromaterapia para Bebês

Escrito em 15/02/2019


Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos óleos das plantas para benefício e cuidado da sociedade.

Diferença entre óleo essencial e essência

De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial e esse mantém seus efeitos terapêuticos. Diante da sua concentração o óleo essencial deve ser utilizado com grande cuidado. Por exemplo: uma gota do óleo essencial de erva doce equivale a 24 xícaras do chá da planta.

Já a essência é um produto sintético construído em laboratório com aroma semelhante à planta. Não possui efeitos terapêuticos e não é recomendada em produtos para bebês.

Óleo Mineral x Óleo Vegetal

Sempre priorizar os óleos vegetais, o óleo mineral é sintético e derivado do petróleo, portanto, não será absorvido pela pele, podendo ocasionar alergias. Vale consultar o rótulo do óleo de massagem do seu filho.

Óleos Carreadores

Os óleos chamados carreadores são óleos vegetais que possuem vitaminas, proteínas e sais minerais. São utilizados para diluir os óleos essenciais, utilizados para massagens e banhos. Para bebês de até um ano de idade é indicado o uso de óleos carreadores de Jojoba e Abacate, óleos finos e com alta absorção.

 

 

JOJOBA:

Rico em vitamina E e proteínas, é um óleo nobre que não se oxida com facilidade. É um excelente veículo para óleos essenciais e deve ser usado para os tipos de peles mais delicadas, como a dos bebês, peles mais oleosas, acneicas e inflamadas.

 

 

 

 ABACATE: 

Extraído da polpa do fruto, é rico em vitaminas, minerais e proteínas. Possui um elevado teor de ceras, o que o torna benéfico pra cabelo. Recomendado para todos os tipos de pele. Após um ano de idade é possível massagear a criança com outros óleos, mais densos, como por exemplo: amêndoa doce, girassol e semente de uva.

 

 

 

AMÊNDOA DOCE:

Rico em proteínas e ácido oleico. Proporciona maciez e elasticidade para a pele e também para o cabelo. Usado na prevenção de estrias.

 

 

GIRASSOL:

Possui bastante vitamina E é rapidamente absorvido. Sem contraindicações.

 

 

SEMENTE DE UVA:

Hidratante e regenerativo. Indicado para todos os tipos de pele.


Larissa Bertagnoni

Terapeuta Ocupacional (CREFITO 3 150989TO), formada pela Universidade de São Paulo com especialização em Terapia Ocupacional Pediátrica e mestranda em Ciências da Reabilitação na Faculdade de Medicina da USP. 

 

Debora Pláton Hoppe

Psicóloga (CRP 06/88667), formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especialização em Teoria Psicanalítica pela PUC São Paulo e experiência em Reabilitação Neuropsicológica. 

Sócias-proprietárias da ADOLETA Assessoria em Desenvolvimento Infantil

adoleta@adoletaassessoria.com