Blog

Como eu me preparei para a amamentação

Assim como o bebê não nasce sabendo sugar corretamente, a mulher também precisa aprender o que é necessário para tornar possível esse exercício. A Amamentação não é fácil, exige persistência e força de vontade. Inúmeras foram as vezes em que, ao longo da gravidez, ouvi “a amamentação é a tarefa mais difícil da maternidade”. Bem, posso dizer que, até agora, realmente tem sido assim por aqui.

Essa tal virose

Com a chegada do verão vemos um aumento expressivo no número de casos de gastroenterocolite aguda, também conhecida como doença diarreica aguda ou, mais popularmente, “virose”. A falta de estrutura e saneamento básico nas cidades litorâneas que recebem uma imensa quantidade de turistas nesta época, as piscinas que não são tratadas adequadamente e a falta de higiene em estabelecimentos com grande circulação de pessoas são alguns dos fatores que contribuem para isto.

Matrescência

A gente sai do hospital com um filho nos braços, o título e a alma de mãe, uma vontade imensa de acertar e o comportamento de quem ainda tem chão pela frente. A gente sai do hospital com um filho nos braços, o título e a alma de mãe, uma vontade imensa de acertar e o comportamento de quem ainda tem chão pela frente.

Quando um marido/companheiro se torna pai

Nos últimos 10 anos trabalhando neste universo materno infantil, pude acompanhar a grande onda positiva da presença dos pais nas tarefas diárias da casa e criação das crianças. Sei bem que ainda estamos muito longe do ideal, de licenças paternidades realmente significativas para o imenso desafio dos primeiros dias de um bebê em casa.

Dicas de fotografia para aplicar no dia a dia com celular

Conhecer o básico para realizar uma fotografia com seu celular não é um bicho de 7 cabeças. Estamos no século que produzimos mais imagens por segundo! Nunca foi tão barato e rápido fazer um autorretrato e selfies. Mas toda essa rapidez do mundo moderno e imediatismo está nos deixando algumas questões em aberto sobre a fotografia digital!

Quais os benefícios da Shantala?

Todas as sensações iniciais do bebê são experimentadas pela relação que se estabelece com o mundo que o cerca. Ele sente, ouve e percebe sentimentos e angústias;

Introdução à Aromaterapia para Bebês

Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos óleos das plantas para benefício e cuidado da sociedade. Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos óleos das plantas para benefício e cuidado da sociedade.

A importância de espaços Baby Friendly

Com o nascimento de um bebê toda a rotina familiar é alterada, construir uma nova vida social muitas vezes é uma tarefa árdua para pais. Em que lugar levar as crianças para interagir com a cidade, com seus coabitantes de maneira a favorecer seu desenvolvimento e a mobilidade da família? Com o nascimento de um bebê toda a rotina familiar é alterada, construir uma nova vida social muitas vezes é uma tarefa árdua para pais. Em que lugar levar as crianças para interagir com a cidade, com seus coabitantes de maneira a favorecer seu desenvolvimento e a mobilidade da família?

A circulação das crianças nas cidades

Em nossa realidade atual, a presença das crianças na cidade está obstaculizada, seja pela cultura contemporânea de consumo ou por condições estruturais de sua inserção no mundo, o que não favorece uma participação mais legitimada e imediata. Em nossa realidade atual, a presença das crianças na cidade está obstaculizada, seja pela cultura contemporânea de consumo ou por condições estruturais de sua inserção no mundo, o que não favorece uma participação mais legitimada e imediata. Como as crianças são vistas em uma posição ulterior de participação e responsabilidade, um “vir a ser” adulto, ficam submetidas a espaços de aprendizagem e proteção.

Em qual idade devo iniciar o uso do fio-dental?

Essa pergunta é bem frequente no consultório e a resposta é bem simples: a partir do contato lado a lado de dois dentes. Essa pergunta é bem frequente no consultório e a resposta é bem simples: a partir do contato lado a lado de dois dentes.

Principais marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida

Sabemos que o primeiro ano de vida de uma criança é marcado por muitas alegrias e conquistas, mas também muitas dúvidas sobre o amadurecimento neuropsicomotor dos bebês pairam nessa fase. A partir disso, nós, profissionais da Adoleta, especializadas em Primeira Infância, vamos dar início a um conjunto de orientações sobre o desenvolvimento infantil e suas adversidades. Sabemos que o primeiro ano de vida de uma criança é marcado por muitas alegrias e conquistas, mas também muitas dúvidas sobre o amadurecimento neuropsicomotor dos bebês pairam nessa fase. A partir disso, nós, profissionais da Adoleta, especializadas em Primeira Infância, vamos dar início a um conjunto de orientações sobre o desenvolvimento infantil e suas adversidades.

Geração digital: as crianças e o uso das tecnologias

A realidade tem nos mostrado que é cada vez mais precoce o uso de tecnologias por crianças pequenas. Você já percebeu que a maioria dos bebês tem acesso a algum tipo de tecnologia nos primeiros anos de vida? O contato com aparelhos eletrônicos muitas vezes acontece antes mesmo do bebê aprender a caminhar ou falar, por volta de 1 e 2 anos de idade. A realidade tem nos mostrado que é cada vez mais precoce o uso de tecnologias por crianças pequenas. Você já percebeu que a maioria dos bebês tem acesso a algum tipo de tecnologia nos primeiros anos de vida? O contato com aparelhos eletrônicos muitas vezes acontece antes mesmo do bebê aprender a caminhar ou falar, por volta de 1 e 2 anos de idade.

Expectativas relacionadas ao processo de adoção

A adoção é uma maneira de proporcionar uma família para crianças que não puderam ser criadas pelos pais que as geraram. Envolve também a possibilidade de ter e criar filhos para aqueles pais que não puderam ter ou escolheram cuidar de uma criança com quem não possuem uma ligação genética.